segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gastos de Serra com publicidade superam programas de educação e segurança

Os valores empenhados, até a primeira quinzena de abril, para serem gastos com ações de propaganda e publicidade no governo Serra superam R$ 127 milhões. Em contrapartida, ações nas áreas de educação, segurança pública, saúde, assistência social e transportes, tiveram recursos muito inferiores empenhados no mesmo período.

Exemplo disso, é que para a ação de reformas e melhorias em prédios escolares e gastos com ensino médio os valores empenhados são cerca de quatro vezes menores (R$ 29 milhões cada).

Na área de segurança pública, as ações para o incremento da inteligência policial e adequação do sistema prisional também têm recursos inferiores aos da publicidade (R$ 68 milhões e R$ 38 milhões, respectivamente).

A prioridade para a propaganda do governador pode, ainda, ser constatada quando os valores destinados à publicidade são confrontados com programas sociais, como: Renda Cidadã (R$ 98 milhões), Ação Jovem (R$ 68 milhões), Viva Leite (R$ 53 milhões), Frentes de Trabalho e Qualificação (R$ 38 milhões) e Apoio à Regularização Fundiária (R$ 32 milhões).

Mesmo na área de transportes, uma das mais propagandeadas por Serra, os recursos já previstos no Orçamento não têm sido gastos. Em 2008, o governo de São Paulo deixou de investir R$ 579 milhões no sistema metroferroviário com um todo. Somente para o programa de expansão, modernização e operação do transporte não foram investidos R$ 294 milhões.

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