quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fique por dentro! Conteúdo que será cobrado no novo Enem é apresentado pelo Inep

Para a UNE, o novo formato democratiza o acesso a universidade, porque privilegia uma formação mais ampla

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apresentou nesta quarta-feira (13) as matrizes de habilidades que serão cobradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pró-reitores e representantes de universidades.

As matrizes são as linhas gerais do que será cobrado do estudante. Em seguida, comissões técnicas irão discutir o conteúdo em si. A questão da segurança na aplicação do exame também foi debatida. Na última sexta-feira (8), o presidente do Inep havia dito que já entrou em contato com o Ministério da Justiça para pedir um apoio da Polícia Federal na aplicação da prova.

Há a possibilidade de o Enem ter mais de uma versão. As versões teriam enunciados diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. Isso seria possível a partir do uso do chamado teste de resposta ao item.

As universidades federais terão até o dia 20 de maio para manifestar o seu interesse em participar do vestibular unificado proposto pelo MEC. O prazo, que terminaria na semana passada, foi prorrogado. Até o final de maio, o ministério anunciará quais instituições adotarão o novo Enem como critério de ingresso.

Pelo novo formato, serão 200 questões de múltipla escolha e uma redação. As perguntas estarão divididas em quatro grupos: linguagens (50 testes e redação), ciências humanas (50 testes), ciências da natureza (50 testes) e matemática (50 testes). O Inep planeja aplicar em 3 e 4 de outubro, um sábado e um domingo.

Para Rafael Chagas, diretor de políticas educacionais da UNE, "O novo formato melhora o ingresso a universidade, porque privilegia uma formação mais ampla do aluno, além de começar a restringir aquele método ‘decoréba’ tradicional nos vestibulares, porém, apenas isso não democratiza o acesso ao ensino superior, por isso defendemos o fim do vestibular."

Uma prova simulada com questões nos moldes do novo Enem deve ser disponibilizada na internet pelo Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pela aplicação da prova.

Nenhum comentário: